Tinta-da-China Brasil: a editora de livros da Quatro Cinco Um
A Tinta-da-China Brasil é uma editora de livros independente, sediada em São Paulo, controlada pela Associação Quatro Cinco Um, organização sem fins lucrativos dedicada à difusão da cultura do livro.
A Tinta-da-China é uma das editoras de livros mais bonitas, inventivas e importantes de Portugal — e certamente do mundo também. Desde 2005, publica com independência e alta qualidade editorial o melhor da literatura clássica e contemporânea, além de livros de história, jornalismo, humor, literatura de viagem, ensaios, fotografia, poesia, a edição em língua portuguesa da mais importante revista literária da era moderna — a britânica Granta — e a mais bonita coleção de Fernando Pessoa em qualquer língua.
Em 2012, essa excelência editorial aportou no Rio de Janeiro, com a criação da Tinta-da-China Brasil, pela criadora da matriz em Portugal, Bárbara Bulhosa, e amigos. Depois da publicação de 47 títulos essenciais, divertidos e imprescindíveis, em 2022 os fundadores decidiram deixar de operar no Brasil — mas não fechar as portas. Em janeiro, a Tinta-da-China Brasil passou a ser controlada pela Associação Quatro Cinco Um, que reativou a editora fazendo reimpressões, lançamentos e vendas de livros já produzidos.
A Tinta-da-China Brasil passa a ser o selo editorial da Quatro Cinco Um, a exemplo de outras editoras de livros ligadas a revistas de crítica, como a New York Review of Books e o Suplemento Pernambuco, que tem um selo pela editora estatal Cepe. A editora deixa de existir em modelo empresarial e passa para o modelo sem fins lucrativos que viabiliza a publicação da revista até hoje.
COMO APOIAR
Para nos ajudar a lançar novos livros e reimprimir os que estão esgotados, faça uma doação, compre exemplares, seja o patrono de uma edição ou coleção da Tinta-da-China Brasil, a editora de livros da Associação Quatro Cinco Um.
EQUIPE
Direção geral: Paulo Werneck
Direção executiva: Mariana Shiraiwa
Direção de marketing e negócios: Cléia Magalhães
Coordenadora de arte: Isadora Bertholdo
Design: Giovanna Farah e Beatriz F. Mello (assistente)
Assistente editorial: Sophia Ferreira
Comercial: Lais Silvestre e Leandro Valente
Comunicação: Clarissa Bongiovanni, Yolanda Frutuoso e Livia Magalhães (estagiária)
PROPOSTAS DE PUBLICAÇÃO
A Tinta-da-China Brasil não se compromete a responder aos originais enviados, nem a devolver os manuscritos recebidos.