Odisseia, Rei Lear e Grande sertão: veredas — combinando diferentes perspectivas críticas e tendo a filosofia como ponto de partida, o professor, pesquisador, ensaísta e ficcionista Pedro Süssekind põe em diálogo nos ensaios aqui reunidos essas três obras clássicas, oferecendo uma leitura original que percorre a história das ideias e da recepção, desde a Grécia Antiga, passando pela Inglaterra moderna, até o Brasil contemporâneo.
Na primeira parte do livro, os dois ensaios dedicados à Odisseia discutem a busca da verdade empreendida na Telemaquia e a forma de narração do episódio das sereias a partir da Dialética do esclarecimento, de Adorno e Horkheimer. Na segunda parte, dois estudos de Rei Lear extraem da peça questões históricas, matemáticas, antropológicas e filosóficas, além de abordar a controversa recepção dessa tragédia, que já foi renegada, considerada impossível de encenar e ao mesmo tempo avaliada como a obra‑prima de Shakespeare. A terceira parte leva em conta a apropriação que Guimarães Rosa faz de temas tradicionais da filosofia e da literatura em Grande sertão: veredas, o caráter indomável ou inclassificável desse livro modernista e regionalista brasileiro, assim como sua rica fortuna crítica.
“Uma viagem pelo mar de versos de Homero, pela tempestade da dramaturgia de Shakespeare e pelo rio de literatura de Guimarães Rosa.”
— Pedro Duarte e Tatiana Salem Levy, coordenadores da coleção Ensaio Aberto
A Coleção Ensaio Aberto é resultado de uma parceria originada no âmbito do Programa de Internacionalização da Capes (Capes‑Print) entre a Universidade NOVA de Lisboa e a Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro. Os livros são publicados pela Tinta-da-china, em Lisboa, e pela Tinta-da-China Brasil, em São Paulo. Apoio: Fundação para a Ciência e a Tecnologia (FCT - Portugal).
Data de lançamento: 4/11
ISBN: 978-65-84835-32-0
Formato: 18,5 X 13 X 2,45 cm
Odisseia, Rei Lear e Grande sertão: veredas — combinando diferentes perspectivas críticas e tendo a filosofia como ponto de partida, o professor, pesquisador, ensaísta e ficcionista Pedro Süssekind põe em diálogo nos ensaios aqui reunidos essas três obras clássicas, oferecendo uma leitura original que percorre a história das ideias e da recepção, desde a Grécia Antiga, passando pela Inglaterra moderna, até o Brasil contemporâneo.
Na primeira parte do livro, os dois ensaios dedicados à Odisseia discutem a busca da verdade empreendida na Telemaquia e a forma de narração do episódio das sereias a partir da Dialética do esclarecimento, de Adorno e Horkheimer. Na segunda parte, dois estudos de Rei Lear extraem da peça questões históricas, matemáticas, antropológicas e filosóficas, além de abordar a controversa recepção dessa tragédia, que já foi renegada, considerada impossível de encenar e ao mesmo tempo avaliada como a obra‑prima de Shakespeare. A terceira parte leva em conta a apropriação que Guimarães Rosa faz de temas tradicionais da filosofia e da literatura em Grande sertão: veredas, o caráter indomável ou inclassificável desse livro modernista e regionalista brasileiro, assim como sua rica fortuna crítica.
“Uma viagem pelo mar de versos de Homero, pela tempestade da dramaturgia de Shakespeare e pelo rio de literatura de Guimarães Rosa.”
— Pedro Duarte e Tatiana Salem Levy, coordenadores da coleção Ensaio Aberto
A Coleção Ensaio Aberto é resultado de uma parceria originada no âmbito do Programa de Internacionalização da Capes (Capes‑Print) entre a Universidade NOVA de Lisboa e a Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro. Os livros são publicados pela Tinta-da-china, em Lisboa, e pela Tinta-da-China Brasil, em São Paulo. Apoio: Fundação para a Ciência e a Tecnologia (FCT - Portugal).
Data de lançamento: 4/11
ISBN: 978-65-84835-32-0
Formato: 18,5 X 13 X 2,45 cm